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Glossário de

Canais de Venda

Conheça os conceitos e as métricas mais importantes para o ecossistema de canais. Você pode conferir o conteúdo por esta página ou baixar para ler em qualquer lugar, clicando abaixo.

Início

A

  • ABM (Account Based Marketing)

É uma forma inteligente de realizar um programa de canais. Ao invés de prospectar centenas de parceiros em potencial, a empresa é quem são os seus parceiros. É feito geralmente por organizações de venda de nível empresarial e relevante em vendas B2B.

  • Academy

O Academy serve como um portal de comunicação entre os parceiros. Na Plural Sales, temos nosso Academy de Canais, são cursos EAD para capacitar empresas a estruturar e otimizar seus canais de venda.

  • ACV (Annual Contract Value)

Valor do contrato anual é a receita média anualizada por contrato do cliente. Não é uma métrica muito valiosa por si só, mas se torna super importante quando comparado a outras métricas. Se você comparar o valor anual do contrato ao custo de aquisição do cliente, poderá ver quanto tempo leva para pagar o custo de aquisição de um cliente.

  • Afiliado

Um afiliado é alguém que deseja receber comissões para indicar/promover produtos de outras pessoas. Em canais de vendas também são conhecidos como Finder.

  • ARPU (Average Revenue Per User)

Em português, significa receita média por usuário, é um índice que calcula quanto cada um dos clientes de uma empresa gasta em um determinado tempo. Com o indicador, é possível ter ideia de vários aspectos dentro de uma empresa, como mensurar o desempenho da venda de serviços para cada um dos clientes, comparar a venda de serviços e produtos e apresentar a média de gastos dos clientes.

B

  • B2B (Business to business)

São duas empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor. São vendas mais complexas e por isso mais provável de adquirir canais de vendas. Tal negócio pode ser produto ou serviço.

  • B2C (Business to Consumer)

É uma operação comercial onde a venda de produtos, serviços ou informações é efetuada diretamente entre a empresa e o consumidor final ou cliente. Os negócios com formato B2C exigem menos compromissos por parte do consumidor final (cliente) e o seu ciclo de venda é considerado mais curto e simples.

  • BDR (Business Development Representative)

É o profissional responsável pela prospecção de novos negócios. São eles que qualificam e entregam os leads com potencial para os parceiros.

  • Benchmarking

É um dos fatores importantes em um plano de comissionamento dos parceiros, observar as melhores práticas de comissionamento do mercado, verificar o que as empresas top-performers estão fazendo e validar todas ações à realidade e ao negócio da empresa.

  • BI (Business Intelligence)

Pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação. Post com conteúdo.

  • Biz-Dev

O termo é uma abreviação de “business development”, que refere-se ao desenvolvimento de negócios. É um modelo de canal que pode ser desenvolvido exclusivamente entre duas empresas para que possam vender em conjunto suas soluções com formatos e condições específicos, a partir de integrações.

C

  • CAC (Cost to Acquire Customers)

Em uma tradução livre “custo para aquisição de usuários”. É um dos indicadores utilizados para fazer a gestão dos canais de venda. O conceito de terceirizar uma parte da operação de vendas fora da empresa tende a diminuir o custo de aquisição de clientes pelo menos no componente vendas.

  • CAM (Channel Account Manager)

Channel Account Manager são denominadas as pessoas que gerenciam uma carteira de canais, ou seja são responsáveis pelo sucesso dos canais de venda. Post com conteúdo.

  • Canais Diretos

Modelo de venda o qual produtor oferta e vende diretamente seus produtos, serviços e soluções aos clientes finais, sem a participação de revendedores e/ou distribuidores.

  • Canais Indiretos

Modelo de venda o qual produtor utiliza terceiros (revendedores e distribuidores) para que a oferta e venda de seu portfólio chegue até os clientes finais.

  • Canais de Venda

Meio que o produtor utiliza para que sua oferta (produto, serviço ou solução) chegue até o cliente final, por meio digital ou não.

  • CDM (Channel Data Management)

Faz parte da categoria de ferramentas verticais específicas para canais de vendas. Ela realiza a coleta de dados diretamente da operação de vendas; enriquece a sua base de dados e agrega informações para a análise a partir das atividades de cada parceiro. Post Channel Stack.

  • Channel Enablement

Também faz parte da categoria de ferramentas verticais específicas para canais. Ela viabiliza toda a trilha de treinamento e capacitação do parceiro. São soluções para estruturar a recepção de um novo canal e organizar todas as informações que ele precisa ter para começar a performar. Post Channel Stack.

  • Channel Marketing

Conhecido também como Marketing de Canal, é uma vertente dentro da área de marketing responsável em comunicar valor para, com por meio dos canais. Post com conteúdo.

  • Channel Stack

Um Channel Stack é um arsenal de ferramentas que garante a eficiência e a produtividade da sua equipe e dos seus canais. E deve otimizar desde a aquisição de novos parceiros até o desenvolvimento do relacionamento a longo prazo. Post com conteúdo.

  • Churn

Churn é uma métrica que mede a porcentagem de clientes que deixam a empresa em determinado período de tempo, sendo comum medir de forma mensal. Ou seja, quanto menor essa métrica, melhor a saúde do seu canal. Post com conteúdo.

  • Ciclo de Vendas

O ciclo de vendas é formado por uma série de fases necessárias para vender um produto ou serviço, que começa no primeiro contato do cliente com sua empresa e termina quando inicia o pós-venda. Quanto mais complexo for sua solução, maior a necessidade de implantação, acompanhamento e serviço. O que enquadra sua empresa a se beneficiar de uma estratégia de VAR. Mas se sua solução é simples e possui um ciclo de vendas curto, pode ser interessante apenas ampliar o alcance de geração de oportunidades e fazer o resto do processo dentro de casa.

  • CIPM (Channel Incentives and Program Management)

Faz parte das ferramentas verticais específicas para canais, e gerencia a eficiência dos incentivos e investimentos que você faz no seu programa de canais. Ajuda a planejar e controlar a remuneração para casos específicos, por exemplo, quando um parceiro supera a meta ou faz um upsell. O CIPM dá uma visão 360 da sua operação em questão de recursos investidos e retornos gerados. Post Channel Stack

  • COGs (Cost of Goods Sold)

O custo dos produtos vendidos, também conhecido como custo de vendas ou custo de serviços, é o custo para produzir seus produtos ou serviços. O COG inclui despesas diretas de material e mão-de-obra que entram na produção de cada bem ou serviço vendido.

  • Co-hort

Co-hort significa grupo e é uma análise que mede o comportamento dos clientes dividindo-os em características que eles possuem igual. Ou seja, essa métrica separa pessoas em grupo de acordo com o que elas têm em comum, como o preço do plano contratado, sua posição geográfica ou qualquer outra medida que seja útil para realizar uma análise dividida em conjuntos de usuários com o mesmo perfil, com o intuito de comparar os resultados.

  • Co-marketing

O marketing conjunto permite que duas ou mais empresas trabalhem juntas em um projeto, fazendo menos trabalho por mais recompensa. Há uma grande oportunidade de fazer marketing conjunto no seu canal de vendas. Seus parceiros de canal estão comercializando seu produto com sucesso e você pode ampliar ainda mais o relacionamento explorando um cenário de co-marketing.

  • Conflito de canais

São conflitos que acontecem na maior parte das vezes entre vendas indiretas e diretas, e boa parte das razões pelas quais o conflito de canais ocorre, está relacionado ao número de pessoas envolvidas e a falta de padronização das informações. Post com conteúdo.

  • CRM (Customer Relationship Management)

Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português, é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma.

  • Cross Channel

É uma forma de interação entre canais, que ajudam a suavizar a experiência de usuários, onde mais de um canal é usado para a mesma transação. Canais deixam de ser concorrentes e acabam se tornando complementares.

  • Cross-Selling

Também conhecida como Venda Cruzada, cross-selling é a ação ou prática de vender um produto ou serviço adicional a um cliente existente.

  • CSM (Customer Success Manager)

Traduzido para o português, são os gerentes de sucesso do cliente, responsável imediato pela conta durante todo o tempo de uso da ferramenta. Acompanha a adoção da ferramenta e obtenção de resultados, tomando ações para garantir sucesso.

  • Customer Marketing

É uma estratégia direcionada à retenção de clientes e satisfação, com o foco em aprimorar sua experiência de compra para que se tornem cada vez mais fiéis à marca. Manter um bom relacionamento com o cliente e criar formas de conquistá-lo garante às empresas consumidores que vão sempre adquirir e indicar seus produtos.

  • EBTIDA (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization)

É um indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto. Com ele, é possível descobrir quanto a empresa está gerando com suas atividades operacionais, não incluindo investimentos financeiros, empréstimos e impostos. Dessa forma, a divulgação do Ebitda é uma forma de o investidor descobrir qual é a realidade financeira da companhia e se ela está melhorando sua competitividade e a sua eficiência ano a ano. 

  • Ecommerce

Representa um canal de venda onde os negócios e transações financeiras são realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones.

  • ERP (Enterprise Resource Planning)

Software integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa, tais como: como Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas.

F 

  • Farmer

O termo Farmer é designado a pessoa do time de vendas que tem como objetivo o sucesso do parceiro e, consequentemente, da parceria. Se essa responsabilidade já está, ou será em breve, atribuída dentro  da sua área de canais este conteúdo ajudará no dia a dia da job: playbook do farmer.

  • Field Sales

Conhecido também como venda externa, é aquele tradicional modelo de venda em que o vendedor vai a campo visitar o cliente. 

  • Finder

É um modelo de canal no qual os parceiros têm responsabilidades de gerar leads para a empresa. Modelo ideal para empresas que têm como desafio aumentar o número de oportunidades geradas para a equipe de vendas. Programa de canais para empresas Saas.

  • Forecast de Vendas

É uma previsão de faturamento para um determinado período, baseada na experiência dos vendedores, no perfil de seus clientes e nas oportunidades de negócios que estão abertas em seu funil de vendas.

  • Franquia

Também é considerado um canal, cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial. 

  • Fundraising

Fundraising é um termo comumente utilizado para se referir à captação de investimentos para startup. No entanto, fundraising não se resume apenas a pedir dinheiro. Captação de investimentos para startups engloba estratégias que permitem a startup avançar nesse processo de acordo com seu momento, planejamento e valuation. 

  • Funil de Vendas

É um modelo estratégico de consumo que ilustra o percurso teórico que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Assim como no funil tradicional, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo até chegar aos reais consumidores.

  • Gamificação

Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos, muitas vezes utilizados como forma de engajamento dos canais. 

  • Go-to-market

Uma Estratégia de Go-To-Market é o plano de “ida ao mercado” incluindo toda estratégia de aquisição de clientes.

  • Gross Margin

Pode ser traduzido para Margem Bruta. É um indicador de rentabilidade, ela mede a lucratividade do que muitos chamam como “chão de fábrica” de uma companhia. É uma das métricas mais usadas quando se quer avaliar parte do desempenho do negócio. Isso quer dizer também, o quão eficiente a empresa é em “reter” parte do Lucro Bruto, que depois pode ser usado para pagar outros custos ou até obrigações.

  • High touch

É um modelo de atendimento com maior acompanhamento humano e os produtos e serviços negociados têm maior complexidade e precisam de um relacionamento mais próximo, com referências que estejam disponíveis para dar suporte sempre que necessário. Empresas que negociam produtos e serviços com grande valor agregado, por exemplo, devem fazer um acompanhamento próximo e consultivo, que possa ser personalizado de acordo com as especificidades do cliente high touch. 

  • Hunter

Os Hunters são os executivos de novos canais, eles são responsáveis pela aquisição de parceiros com o fit esperado. Recebem os Leads com potencial do marketing e transformam em novos canais. 

  • ICP (Ideal Customer Profile)

É o perfil de cliente ideal da sua marca, se o seu cliente se identifica com uma marca, é engajado, utiliza um produto ou serviço e sente que suas necessidades são supridas por ele, ele provavelmente é o seu ICP.

  • Implementation Partner

São os parceiros de implementação, responsáveis por prestar um serviço de implementação de uma ferramenta que inclui normalmente as configurações iniciais e as primeiras gratificações com a solução.

  • IPO (Initial Public Offering):

Em português, oferta pública inicial, é, basicamente, a abertura de capital da empresa. Isso significa que, pela primeira vez, ela estará distribuindo ações em uma bolsa de valores, permitindo a acionistas adquirir partes consideráveis da companhia.

  • IPP (Ideal Partner Profile)

Ideal Partner Profile, ou o perfil de parceiro ideal, é o termo utilizado para indicar negócios que possuem perfil de parceria ideal ao seu modelo de canal. Podendo haver mais de um para cada formato de canal definido. Se você ainda tem dúvida de quem é o parceiro ideal do seu canal. Post sobre Ideal Partner Profile. 

  • ISM (Implementation success manager)

São chamados os profissionais gerentes de implantação que desenvolvem e aplicam o projeto de onboarding da ferramenta. Onde envolve a utilização inicial e o alcance do primeiro valor.

  • ISV (Independent Software Vendor):

Um ISV (fornecedor independente de software) fabrica e vende produtos de software que são executados em uma ou mais plataformas de hardware ou sistema operacional (SO). Os ISVs geralmente fornecem software em conjunto com um fornecedor de hardware, software ou plataforma de nuvem.

  • Jornada do Cliente 

A jornada do cliente é uma ferramenta utilizada por gestores, para compreender as etapas que seu cliente passa até atingir uma meta com seu produto ou serviço.

  • LDR (Lead Development Representative)

É o profissional responsável por organizar as listas de leads para a prospecção. Essas listas podem ser compradas de empresas especializadas ou geradas internamente pela própria empresa.  

  • LMS (Learning Management System)

Ferramenta de gestão de aprendizagem que disponibiliza uma série de recursos que dão suporte ao processo de aprendizagem, permitindo planejamento, implementação e avaliação. Post sobre channel stack.

  • Low-touch

O modelo de atendimento low touch demanda menos interações humanas ou, até mesmo, a exclusão delas com serviços de autoatendimento. Esses modelos de atendimento têm grande aceitação em negociações em que os produtos e serviços têm tickets médios menores e são mais simples. Os e-commerces são um exemplo claro de um ponto de atendimento com essas características. Assim, a interação com o cliente pode ser completamente conduzida pelo formato de autoatendimento, mas, como dito anteriormente, não exclui a necessidade de trazer personalização para o serviço. 

  • LTV (Lifetime Value)

Lifetime Value se refere a todo o valor adicionado pelo cliente durante todo o período do relacionamento com a empresa, sendo uma métrica muito comum para empresas que trabalham no modelo de receita recorrente.

  • Marketplace

O marketplace é uma plataforma, mediada por uma empresa, em que vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. Essa plataforma funciona de forma que o usuário entre em determinado site e compre em mais de uma loja, pagando todos os itens juntos. É bastante útil para dar mais visibilidade para os seus parceiros. 

  • Markup

Termo usado em economia para indicar quanto, do preço, do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. É um dos fatores que influenciam na definição do tipo de canal de venda adequado para a empresa. Se você possui um ticket médio maior, mas ainda lida com muitos gastos, pode se beneficiar de um processo menos custoso. Mas existe um limite para segurar as despesas e ainda conseguir efetivar vendas.

  • Martech

É uma pessoa ou solução que esteja envolvida diretamente ou indiretamente com marketing e tecnologia. Essa junção é denominada de Martech. 

  • MDF (Marketing Development Funds)

Em português, são fundos de desenvolvimento de mercado, são usados em um canal de vendas indiretas, onde os fundos são disponibilizados por um fabricante ou marca para ajudar afiliadas, parceiros de canal, revendedores, VARs ou distribuidores, etc. a vender seus produtos e criar uma conscientização local sobre a marca nacional. 

  • M&A (Mergers and Acquisitions)

É um processo que consiste na união de forças de uma companhia com a outra. Ele tem como objetivo ampliar o crescimento, visando o melhor público e otimizando resultados. Basicamente significa a ‘’compra de parceiros’’ ou seja, uma forma de agregar e crescer mais rápido. 

  • Milestones (Marcos de Sucesso):

Milestones ou Marcos, são eventos importantes dentro do calendário do projeto dos seus canais, geralmente marca a entrega importante dentro da jornada do parceiro, a conclusão de uma fase ou conjunto de etapas.

  • Multichannel

Estratégia de vendas que permite que os clientes finais escolham qual o canal de vendas desejam adquirir produtos e serviços, uma vez que todos são disponibilizados para acesso aos clientes finais.

  • NPS (Net Promoter Score)

O Net Promoter Score é uma metodologia de satisfação de clientes desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade dos clientes de qualquer perfil de empresa.

 

  • OEM (Original Equipment Manufacturer)

“Fabricante Original do Equipamento”, em português. OEM são produtos fabricados especialmente para grandes empresas, eles não são destinados ao consumidor final e por isso geralmente possuem um custo bastante inferior aos encontrados nas lojas. 

  • OKR

O OKR é uma metodologia de gestão que foi criada com o objetivo de simplificar a forma de encarar os chamados “objectives and key results”, ou seja, os objetivos principais de uma empresa. É uma das formas de definir a saúde da parceria com determinado canal. 

  • Omnichannel

Experiência de compra do cliente que não é realizada apenas em um canal de vendas de cada vez (webstore, televendas, catálogo, loja física, etc), mas sim, em todos de forma integrada. 

  • Onboarding

São um conjunto de procedimentos que têm como objetivo adaptar e capacitar os profissionais recém-ingressados em uma empresa na cultura dela. O mesmo processo serve para os novos canais de vendas, é um momento decisivo para que o programa de parceiros traga resultado. Post com conteúdo.

 

  • Partner-Centric Experience

Partner-Centric Experience se resume a toda interação que o parceiro tem com a sua empresa. Isso vai desde o primeiro contato com suas campanhas de aquisição até a jornada para se tornar sênior. Aqui ensinamos como fazer essa experiência voltada ao parceiro.  

  • PAM (Partner account manager)

O PAM é responsável por criar, manter e gerenciar relacionamentos sólidos com parceiros atuais e potenciais. Atuam como uma ligação entre a empresa e os parceiros. Ele facilita o crescimento ajudando a identificar novas oportunidades de negócios e é responsável por ajudar os parceiros a vender licenças e serviços a clientes existentes ou em potencial.

  • Partner Enablement

No português, educação de parceiros, significa prover aos seus canais os recursos necessários para atingirem os objetivos estabelecidos. Tem o objetivo de transformar o parceiro em top performance e manter o canal bom performando. Post sobre Partner Enablement.

  • Partner Engagement

É o volume de clientes que o canal gera dentro de um período de tempo. Além de medir a produtividade dos canais, essa métrica dará, ao longo do tempo, a previsibilidade da operação de canais. Post sobre programa de canais para empresas Saas.

  • Partner Journey

A jornada do parceiro abrange uma variedade de pontos de contato pelos quais o cliente passa da conscientização para o engajamento e a compra, vai desde o momento que ele entra na empresa até todos os contatos que ele tem com o programa. Post sobre jornada do parceiro.

  • Partner Ops (Partner Operation)

Pessoa que deve ser os olhos da operação e garantir que o planejamento e a execução estão em linha com as melhores práticas, tem foco no processo, em número e nas ferramentas.

  • Partner Trainer

O treinador de parceiros é o profissional responsável pelo desenvolvimento pessoal de habilidades e técnicas relacionadas à criação e exploração de novas oportunidades na área de canais, seja capacitando o time ou os novos parceiros. 

  • Payback

Payback significa “retorno”. Trata-se de uma estratégia, um indicador usado nas empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto. Empresas que adotam canais de venda tendem a ter um CAC menor, dessa forma também contribuem para que seu payback seja mais rápido. 

  • PBP (Partner Business Plan)

É o plano de negócios do parceiro que tem como objetivo mapear o status da operação comercial e da produtividade do negócio, levando a duas ações principais: a projeção de crescimento futuro, considerando as expectativas de crescimento versus a performance de vendas e a elaboração de um plano de ação para buscar os resultados esperados. 

  • Pipeline

O pipeline de vendas, também conhecido como funil de vendas, é uma ferramenta de gestão usada para acompanhar as etapas de vendas com ciclos médios ou longos. Ela é importante para controlar as diferentes operações dos canais, bem como comparar as performances e encontrar pontos de melhoria. 

  • Plano de Benefícios e Compromissos

Descrição dos benefícios e compromissos de cada classe/categoria (Ouro, Prata e Bronze) de um Programa Estruturado de Canais. 

  • Playbook de Vendas

Playbook de vendas é um documento que serve como um guia, não só para os vendedores como para toda a força de vendas da empresa. Nele consta todo conhecimento necessário para o processo de vendas de uma organização. Utilizá-lo, é estratégico e traz enormes benefícios para o dia a dia de qualquer negócio. Para ver na prática, elaboramos neste post um modelo de playbook para o gestor de canais.

  • PLG (Product Led Growth)

Sua tradução diz tudo, “crescimento liderado pelo produto”. Trata-se de uma metodologia de negócios na qual a aquisição, expansão, conversão e retenção dos usuários são impulsionadas, principalmente, pelo próprio produto. De forma geral, o potencial cliente pode “degustar” do produto. Para combinar essa estratégia com canais, explicamos aqui a importância e os possíveis resultados.

  • POC (Proof Of Concept)

Uma POC (Proof of Concept) é a evidência documentada de que um software pode ser bem-sucedido. Ao fazer uma POC, é possível identificar erros técnicos que possam interferir no funcionamento e nos resultados esperados.

  • PRM (Partner Relationship Management)

O gerenciamento de relacionamentos com parceiros é um sistema que visa construir relacionamentos de confiança e melhorias estratégicas entre a indústria e o canal de vendas indireto para que sejam construídos relacionamentos de longo prazo. 

  • PSM (Partner Sales Manager)

São chamados os profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos parceiros de vendas, eles possuem um papel fundamental na liderança e assistência de vendas de parceiros. Post sobre educação de parceiros.

  • QBRs (Quarterly Business Review)

Uma das principais ferramentas do Farmer, o QBR gera e comunica valor para o parceiro, permitindo acompanhar o andamento da parceria, revisar o que foi bom e o que não foi e criar planos de ação para tratar das melhorias estratégicas. Post com conteúdo.

  • Registro de Oportunidades

Fornecimento de informações do canal para o produtor sobre uma oportunidade que seria desenvolvida por um canal junto a um cliente final, é uma das maneiras de evitar o conflito entre os canais.As formas mais comuns de registro de oportunidades são por tempo de registro e território.  

  • Reseller

É um modelo de canal conhecido muitas vezes por revenda. São canais responsáveis efetivação da venda, ou seja, contrato assinado e transação financeira. Modelo de canais de venda. 

  • Revendedor

Empresa que adquire os produtos, serviços ou soluções de um fornecedor que pode ser o produtor, distribuidor ou provedor de acesso (dependendo do modelo de canais adotado) e o comercializada diretamente ao cliente final (empresas ou consumidores), agregando sua margem de lucro. O termo revendedor é muito abrangente e podemos utilizá-lo em diversos modelos, como: agente, revendedor corporativo, integrador, VAR, revendedor de varejo, varejista.

  • Revenue Per Employee

A receita por funcionário, calculada como a receita total da empresa dividida pelo número atual de funcionários é uma proporção importante que mede aproximadamente quanto dinheiro cada funcionário gera para a empresa. 

  • Roadmap

É um plano apresentado pela empresa com datas previstas de lançamento de seus novos produtos e versões para o mercado. Conforme o canal vai aumentando base de clientes, torna-se cada vez mais qualificado para contribuir na evolução do produto. E, podendo então, participar ativamente do processo, como na construção do roadmap.

  • ROI (Return on Investment)

Em português significa “Retorno sobre Investimento”. E trata-se da relação entre o dinheiro ganho ou perdido por meio de um investimento ou o montante de dinheiro investido. Em um QBR é importante focar no ROI gerado pela parceria, a fim de demonstrar o valor gerado e o valor em potencial ainda por gerar.

 

  • SaaS

É uma sigla em inglês para Software as a Service, que significa na nossa língua software como um serviço. Ou seja, são aplicações online que podem ser usadas no computador, tablet ou celular, de maneira simples e remota.

  • Sales Efficiency

A eficiência em vendas é um indicador muito valioso para investidores. Ela demonstra claramente quanto você consegue gerar de retorno sobre o valor de um investimento em um período.

  • Scorecard

O scorecard é uma maneira de gerenciar a eficiência de cada parceiro de canal. O objetivo geral é pontuar cada canal para ter visibilidade da saúde da parceria. 

  • Second Tier

Denominação típica de canais indiretos que identifica o nível do elo da cadeia. Revendedores em second tier não adquirem produtos diretamente do produtor, mas sim dos distribuidores autorizados nomeados pelos produtores. 

  • Self-Service

É um modelo de atendimento cada vez mais popular no mercado, especialmente para o segmento SaaS. Trata-se de um processo de venda independente, onde o cliente pode cadastrar, usar, assinar e pagar pelo serviço sem a intervenção de vendedores. É o que oferece menores taxas de preços e baixo grau de complexidade. Neste post trouxemos alguns exemplos de empresas que combinam a estratégia com canais. 

  • Serie A,B,C (investment)

São rodadas de investimentos que acontecem em um momento diferente de maturidade da startup e, por isso, envolve diferentes níveis de risco, investimento e retorno. Durante as rodadas de investimento, a startup é analisada a partir de diferentes critérios pelos investidores, como o modelo de negócio, a concorrência, o tamanho de mercado e potencial de crescimento. A partir da séria A a startup já tem a oportunidade de trabalhar com canais.

  • SMB (Small and Midsize Business)

Termo comumente conhecido para  referenciar as pequenas e médias empresas que, devido ao seu tamanho, enfrentam desafios diferentes das grandes empresas, cujos recursos (geralmente orçamento e equipe) são altamente limitados.

 

  • TAM (Total Addressable Market)

Também chamado de mercado total disponível , é um termo normalmente usado para referenciar a oportunidade de receita disponível para um produto ou serviço. A TAM ajuda a priorizar as oportunidades de negócios , servindo como uma métrica rápida do potencial subjacente de uma determinada oportunidade.

  • TCMA (Through-Channel Marketing Automation)

É uma plataforma de marketing em nuvem que permite que as marcas dimensionem, de maneira eficiente e econômica, mensagens de publicidade e marketing aos parceiros. Munindo os canais com estratégias de marketing para geração de demanda e proporcionando uma experiência uniforme e padronizada para todo mundo que tiver contato com sua marca. Post sobre Channel Stack (Arsenal de Ferramentas para Canais). 

  • Ticket-Médio

É um indicador de performance de vendas. A palavra “ticket” se refere ao valor gasto em um compra e é um fator que que influencia na definição do tipo de canal de venda. Quanto mais baixo seu ticket médio, mais complicado é organizar um time de vendas (interno ou externo). Afinal, você tem pouca margem para manter sua operação lucrativa, visto que os gastos com produto, logística e operações se mantêm. 

 

 

  • Up-Selling

É uma estratégia de vendas que envolve incentivar os clientes a adquirir uma versão mais sofisticada ou avançada do produto que originalmente pretendiam comprar.

  • Valuation

Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”. É o processo de estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações. 

  • VAR (Value-Added-Reseller)

É um modelo de canal que agrega valor, como uma camada do seu produto. Por isso, não focam apenas na aquisição de novas contas, mas também em toda gestão de sucesso e retenção ao longo do ciclo de vida do cliente. Modelo de canais de venda. 

  • VC (Venture Capital)

Fundos de investimento em empresas de alto risco, geralmente startups. Investem em empresas emergentes com grande potencial de crescimento, que geralmente desenvolvem produtos inovadores.

 

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