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Case Effecti: A virada de chave na definição entre clientes e parceiros

Uma empresa cujo o propósito é crescer com liberdade, para isso a Effecti desenvolve soluções inovadoras que simplificam os processos e melhoram o dia a dia de empresas que fornecem para o governo, o maior comprador que há no Brasil. 

Com a Effecti a sua empresa se torna muito mais competitiva e lucrativa. Permitindo que você escale sua participação em licitações sem correr o risco de sofrer punições nem aumentar despesas de pessoal em atividades repetitivas no dia a dia. 

Além disso, a Effecti conta com um time de especialistas que irão lhe atender de ponta a ponta, desde o contato inicial até a sua utilização da plataforma após a aquisição, garantindo uma excelente experiência na plataforma e lhe ajudando a impulsionar seus resultados.

Atualmente, a Effecti não só desempenha seu papel principal de entregar automação, mas também se tornou uma educadora de mercado que ainda desconhece o potencial do comprador governamental. 

Nossa missão é construir e implementar um programa de canais com parceiros que se adequem aos objetivos da empresa e possam melhorar a experiência dos clientes, fornecendo serviços complementares e melhorando os resultados das soluções.

O Mateus Scherer, Coordenador de Parcerias na Effecti, é responsável pelo projeto desde a implementação da área até o desenvolvimento do setor e compartilhará essa história conosco.

Como a alternativa de canais surgiu?

O processo licitatório pode ser feito internamente pelas empresas, no entanto, existe a opção de terceirizar essa parte burocrática e deixar a empresa focada apenas em seu core business. 

Empresas e consultores especializados em licitações oferecem todo o processo administrativo, desde a coleta e cadastro até a homologação, enquanto a empresa apenas realiza a entrega do produto.

Várias empresas e consultores especializados em licitações acompanhavam a Effecti há algum tempo, reconhecendo o potencial desses parceiros e do mercado, a Effecti desenvolveu um plano com condições especiais para trazê-los para perto e consolidar-se no mercado.

Porém, embora seja um passo importante com potencial de crescimento para a Effecti, empresas que não possuem conhecimento prévio sobre canais de vendas e programas de afiliados geralmente constroem seus programas a partir de pesquisas e análises de outras empresas que já possuem programas semelhantes. 

Isso pode levar à implementação de um processo que muitas vezes não está alinhado com os objetivos da empresa, não tem uma visão clara e estratégica sobre o perfil de parceiro ideal, o que ele precisa para ter um bom desempenho e quais são os resultados esperados.

Alguns dos principais erros que as empresas cometem ao criar programas de afiliados incluem:

Não define claramente os termos e condições do programa de afiliados, o que pode levar a confusões e disputas.

  1. Não ter um processo de seleção rigoroso para novos afiliados, o que pode resultar em afiliados desalinhados, inativos ou até mesmo fraudulentos.
  1. Não fornecer materiais de marketing de qualidade para os afiliados, o que pode afetar negativamente a eficácia das promoções.
  1. Não monitorar adequadamente as atividades dos afiliados, o que pode resultar em perda de vendas e receita.
  1. Não dar suporte aos afiliados, o que pode afetar a motivação dos afiliados em promover os produtos ou serviços da empresa.

Como foi a consultoria de canais de vendas para quem estava começando do zero

“Um dos maiores desafios foi identificar quem seria a persona ideal para praticar aqueles modelos. Por mais que já tivéssemos dentro da casa o consultor que se torna nosso parceiro no modelo VAR, a gente começou com o modelo finder, onde fomos ao mercado ver quem seriam as pessoas interessantes para esse processo. 

O cliente pode ser nosso parceiro de indicação, mas queríamos ver quem seriam as empresas que teriam recorrência nessas indicações e aproveitariam os benefícios que seriam ofertados. 

Começamos do zero, não tínhamos nenhum contato com parcerias até então, então foi conhecer do zero, ir para o mercado com nossa base de empresa e identificar quem são os agentes que vão conseguir fazer essa transformação junto conosco.” – Mateus Scherer, 

Coordenador de Parcerias na Effecti

Quando falamos sobre empresas que não têm conhecimento prévio em canais de vendas e não possuem recursos para estratégias muito complexas, precisamos entender que sem uma orientação adequada e metodologia flexível, essas empresas podem acabar cometendo erros e desperdiçando recursos em estratégias ineficazes no momento atual da empresa.

É por esse motivo que a metodologia aplicada na consultoria da Plural Sales, através de ter seus estágios muito bem definidos, se personaliza a cada empresa e seu momento, permitindo que a empresa entenda as necessidades e limitações da operação, e desenvolva uma estratégia que se adéque à sua realidade. 

Definição de metas realistas, identificação dos canais de vendas mais adequados para o negócio, criação de um plano de ação para implementar as estratégias, e a monitorização dos resultados para ajustar a estratégia conforme necessário.

Extra: ajudamos os clientes a entenderem melhor o mercado em que estão inseridos, as tendências do setor, e as melhores práticas para alcançar o sucesso.

O maior ganho que a Effecti com a consultoria da Plural Sales

A Effecti conseguiu se aproximar mais e entregar qualidade de serviço e software para quem realmente conheciam. As parcerias foram um ponto muito importante para que eles conseguissem colocar o pé no freio e se dedicarem a conhecer quem estava ao lado. 

Com a ajuda das parcerias, foi possível compreender melhor as necessidades e demandas dos clientes e, assim, desenvolver soluções personalizadas e efetivas para atendê-los da melhor forma possível. Além disso, as parcerias também permitiram expandir a rede de contatos e identificar oportunidades de negócios que não teriam alcançado sozinhos.

Por meio de empresas que não eram clientes, mas tinham contato com empresas que poderiam ser clientes, conseguiram conhecer todo o ecossistema que poderiam gerar voltado para parcerias. Isso permitiu que a Effecti identificasse novas oportunidades de negócios e estreitasse relacionamentos com outras empresas do setor.

Dessa forma, a parceria se tornou uma ferramenta essencial para o crescimento e sucesso da empresa, permitindo que se conectassem com clientes em potencial e criassem soluções customizadas para atender às suas necessidades.

“Antes de conhecer a Plural Sales, eu não tinha conhecimento sobre parcerias. Menos de um ano depois, sinto-me confortável e apto para trabalhar, operar e explicar sobre parcerias graças a tudo que aprendi com eles. 

O processo e a metodologia foram extremamente simplificados e leves, com dados explicados de forma clara e fácil de entender, sem causar dores de cabeça. Conseguimos nos enquadrar no modelo de negócio da empresa de forma eficiente.

O contato direto e pelo WhatsApp com a Nara foi fundamental para solucionar dúvidas rapidamente.” – – Mateus Scherer

Na posição de desafio profissional, como foi a assumir essa área nova?

“É o mesmo que entrar em um brinquedo de aventura; você não sabe o que vai acontecer. Vai para cima, vai para baixo, vai para um lado e vai para o outro.” — Mateus Scherer, Coordenador de Parcerias

Mateus vem da área técnica e entrou na Effecti como suporte. Depois, passou para vendas e N2, mas mudar para a área de parcerias foi realmente um desafio e um dos principais pontos que mais o estimularam.

“Eu sabia que tínhamos potencial, mas ainda não tínhamos nada. Conhecer, extrair, ir atrás, às vezes errar, voltar… foi um desafio de lutar, conhecer e ter seus altos e baixos. Como profissional, as parcerias abriram minha mente para o mercado, permitindo o contato com questões técnicas do sistema, comerciais, relacionamento com clientes e parceiros. Então, como profissional, estou muito satisfeito por ter conseguido explorar vários pontos de atuação dentro de uma função para poder crescer.” — conclui.

Quando o braço começou a não aguentar e olhamos para crescimento do setor de canais da Effecti em 2023

Por quase um ano, o setor de parcerias tinha apenas o Matheus. Foi implementado o modelo Finder e, ao longo desse tempo, foi possível coletar muitos dados e perceber que existe muito potencial a ser explorado dentro da empresa. 

O desafio para 2023 é implementar o modelo VAR. Já foram abertas novas vagas e iniciada  a estruturação dos três pilares: Hunter, Close e Farmer. 

Além disso, está sendo direcionado as vendas e processos para dentro das parcerias, algo que anteriormente era responsabilidade de outras áreas, como vendas, pré-vendas e customer success. Agora, o foco é o setor de parcerias com uma estrutura própria e autogerenciável, captando, vendendo e gerenciando parcerias.

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